sexta-feira, 30 de novembro de 2012

"Prêmio 'Governador do Estado' para os melhores do teatro em 84"

Quando um trabalho é bem feito, merece ser premiado, pois bem, Eliane recebeu por muitas vezes, prêmios por seu maravilhoso trabalho. Dentre tantos, hoje relembraremos o prêmio "Governador do Estado" de melhor atriz, que Eliane recebeu no ano de 1984, quando ainda fazia parte do grupo Pessoal do Victor.
A matéria que segue é do jornal "O Estado de São Paulo" e data de 12 de dezembro de 1984. 


"Governador do Estado" para os melhores do teatro em 84.


A partir deste ano os profissionais de teatro voltam a contar com mais um prêmio, o "Governador do Estado". Na semana passada foram divulgados os ganhadores na área de cinema e ontem o secretário de Cultura do Estado, Jorge Cunha Lima, anunciou os nomes dos melhores do teatro, cabendo à peça “Feliz Ano Velho”, do Grupo Núcleo do Pessoal do Vitor, da Cooperativa Paulista de Teatro, o prêmio de melhor espetáculo do ano. Essa peça está atualmente em cartaz no Rio.


Os demais premiados são: Mauro Chaves, melhor autor, por ‘Cabeça & Corpo,’ que também deu a Eliane Giardini o prêmio de melhor atriz; Paulo Betti foi escolhido o melhor diretor pelo trabalho em “Feliz Ano Velho”, enquanto Adilson Barros foi o melhor ator pelo mesmo espetáculo. Claudia Alencar receberá o premio de melhor coadjuvante em “Quase 84”, e Flávio Império, por sua vez, foi considerado o melhor cenógrafo pelo trabalho em “Chiquinha Gonzada, Ô Abre Alas!”, que completa hoje 450 representações no Teatro Popular do Sesi, além de Maurice Vaneau ter sido o melhor figurinista, por “Oh La La belle Époque”, e Zeca Sampaio e Cristina Serrone os melhores compositores, pela trilha sonora de “Os Amores de Lorca”.

Antonio Carlos Nóbrega receberá menção honrosa por “Maracatu Misterioso”, assim como o Grupo Pon-Kã, por “ Tempestade em Copo d’Agua”, o Grupo Tragoi, por “Édipo Rei”, o Teatro Popular do Sesi por 20 anos de teatro; Augusto Francisco pela cenografia e figurinos de “Os Amores de Lorca”, e Iacov Hillel, pela “ O Dibuk”.

A entrega dos prêmios- um milhão e meio de cruzeiros, mais um objeto de arte criado por Marcelo Nitsche, enquanto os de menção honrosa só fazem jus ao objeto de arte- será na próxima segunda-feira às 21 horas, no teatro Sérgio Cardoso, seguindo por um show, com nome ainda a ser confirmado.

O prêmio 'Governador do Estado' volta a ser entregue depois de cinco anos de ausência. Para a seleção dos que mais se destacaram na área de teatro foram convidados os seguintes nomes: José Eduardo Vendramini, Lizete Negreiros, Ilka Martinho Zanotto e Clóvis Garcia, críticos de 'O Estado', e 'Sábato Magaldi', do 'Jornal da Tarde'.

O último 'Governador do Estado' para a área foi entregue em 79, tendo sido o espetáculo “ Macunaíma”, adaptação de Antunes Filho, o grande vencedor do ano, recebendo não só o prêmio como também todos os outros distribuídos em São Paulo- “Macunaíma” ainda pode ser visto, a peça está em cartaz no Teatro Anchieta, com nova montagem e o mesmo diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário