Encontramos na revista Amiga, as seguintes informações sobre o núcleo da Dona Patroa (Eliane Giardini), em Renascer:
> Quem era a Dona Patroa?
Na seção sobre personagens frágeis e fortes, tem a seguinte característica sobre a personagem de Eliane:
"Assim como a Bruaca (Ângela Leal) de Pantanal, Dona Patroa (Eliane Giardini) de Renascer é uma mulher submissa ao marido coronel, e que se rebela, a partir, principalmente, do exemplo da filha emancipada e liberal, criada na cidade grande."
Além de um pequeno resumo:
"Teodoro fica sem Dona Patroa e Joaninha
Agora é definitivo: Dona Patroa (Eliane Giardini) deixa a casa do marido, que fica só de cuecas sem ter Joaninha (Teresa Seiblitz) na cama e perde 20 milhões para Tião (Osmar Prado)
Joaninha conta a Dona Patroa a proposta de Teodoro (Herson Capri). Ela resolve dar o troco ao marido: combina com a empregada que ela deve aceitar e Tião terá que ajudá-las no plano. Dona Patroa sai, normalmente, com ose fosse para Ilhéus. Ela vai até a casa da filha, para dar tempo de Tião receber o dinheiro antes. Muito contrariado, Tião vai com Joaninha e ((incompleto)).
--
Mesmo contra a vontade, Joaninha aceita participar da cilada armada por Teodoro. Ela o deixa doido no quarto e ele acaba saindo de lá, apenas de cuecas. É o suficiente para Dona Patroa ter certeza de quanto o seu marido é um crápula.
--
Depois de voltar para casa disposta a perdoar o marido, porque o ama de verdade, Dona Patroa é obrigada a reconhecer que investiu no homem errado."