quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Santinha - "A Indomada"


Já que Santinha ganhou a primeira enquete que o Blog Eliane Giardini lançou, vamos então relembrá-la?!


Santinha - "A Indomada"



Uma novela recheada de talentos por todos os lados, com autoria primorosa de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares e direção de Marcos Paulo. A Indomada foi ao ar no ano de 1997 e trouxe consigo uma trama bem peculiar: junção de costumes ingleses em pleno Nordeste brasileiro. É neste ambiente que Eliane interpreta sua Santa Maria de Sousa Pedreira, ou melhor, Santinha.




Santinha era irmã de Altiva (Eva Wilma), a vilã da história, e era sua vítima favorita, pois dependia dela para tudo. Além disso, Santinha era emocionalmente instável, alcoólatra, que sempre afogava as mágoas e as poucas alegrias na bebida. Era aí que Altiva se aproveitava da instabilidade da irmã. Nesses momentos, a alcoólatra se metia nas mais diversas confusões, sempre envolvida com homens casados, talvez, para diminuir o fardo do passado, ou mesmo uma fuga para não se comprometer com alguém que já pertencia a outra.

Santa Maria, no passado, foi ligada a Richard (Flávio Galvão), com quem teve um romance, que foi destruído por sua irmã Altiva - ela tinha inveja da bondade e graciosidade de Santinha e fazia de tudo para que o amor da vida da irmã não ficasse com ela. Santinha guardava consigo, durante toda a vida, um segredo de Altiva: a maternidade de Artêmio (Marcos Frota), fruto de uma armadilha da maquiavélica irmã, que se passando por Santinha, passou a noite com Richard, começando, assim, toda a trama que envolvia segredos e inveja de uma irmã pela outra. Rejeitado por Altiva, Artêmio foi criado na casa da família a pedido de Santinha, a quem o rapaz tinha grande estima.

Santinha, segundo os autores, “somente Eliane poderia dar vida, devido à sua beleza, talento e carisma” (Tele História da TV). Dramática e hilária, ela intercalava cenas engraçadas com dramáticas, demonstrando assim seu enorme talento. A personagem emocionou e alegrou o público, foi considerada como a mais difícil e a mais aplaudida da carreira da atriz. Além disso, a alcoólatra dramática e engraçada rendeu à Eliane a oportunidade de confirmar o seu talento e versatilidade.

É inesquecível a cena em que Santinha, após ser enxotada do British Club por Richard, bebe para esquecer do fato. A bebedeira é tamanha que ela acaba indo à 'Casa de campo' (bordel local) para divertir-se. Chegando lá, ela dança, diz que não sairá do recinto e por fim acaba desmaiando. Ainda podemos recordar da cena em que ela bebe todas para esquecer das amarguras da vida.

E quanto à trilha sonora...bom, em se tratando de Santinha, nada como uma linda música em francês para embalar suas cenas. 'Gardez moi pour toujours' narra bem a trajetória da personagem. 

Ainda com relação à novela, vale citar que foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo entre 1999 e 2000 e é uma das mais pedidas para reprise no Canal Viva. Quem sabe Greenville e seus personagens marcantes não voltam às nossas telinhas, não é?! Esperamos que sim!

Confira as cenas que citamos: vídeo 1 ; vídeo 2

Um comentário:

  1. Que bom mais uma vez entrar no Universo de Santinha! Um personagem desafiador, porém executado perfeitamente por Eliane! Inpossível esquecer Santinha e suas cenas super dramáticas e ao mesmo tempo super engraçadas, emoções difíceis de serem expressadaa!!! Eliane arrasou como sempre!!! A trilha sonora então, perfeita!

    ResponderExcluir