Já que Santinha ganhou a primeira enquete que o Blog Eliane Giardini lançou, vamos então relembrá-la?!
Santinha - "A Indomada"
Uma novela recheada de talentos por todos os lados, com autoria primorosa de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares e direção de Marcos Paulo. A Indomada foi ao ar no ano de 1997 e trouxe consigo uma trama bem peculiar: junção de costumes ingleses em pleno Nordeste brasileiro. É neste ambiente que Eliane interpreta sua Santa Maria de Sousa Pedreira, ou melhor, Santinha.
Santinha era irmã de Altiva (Eva Wilma), a vilã da história, e era sua vítima favorita, pois dependia dela para tudo. Além disso, Santinha era emocionalmente instável, alcoólatra, que sempre afogava as mágoas e as poucas alegrias na bebida. Era aí que Altiva se aproveitava da instabilidade da irmã. Nesses momentos, a alcoólatra se metia nas mais diversas confusões, sempre envolvida com homens casados, talvez, para diminuir o fardo do passado, ou mesmo uma fuga para não se comprometer com alguém que já pertencia a outra.
Santa Maria, no passado, foi ligada a Richard (Flávio Galvão), com quem teve um romance, que foi destruído por sua irmã Altiva - ela tinha inveja da bondade e graciosidade de Santinha e fazia de tudo para que o amor da vida da irmã não ficasse com ela. Santinha guardava consigo, durante toda a vida, um segredo de Altiva: a maternidade de Artêmio (Marcos Frota), fruto de uma armadilha da maquiavélica irmã, que se passando por Santinha, passou a noite com Richard, começando, assim, toda a trama que envolvia segredos e inveja de uma irmã pela outra. Rejeitado por Altiva, Artêmio foi criado na casa da família a pedido de Santinha, a quem o rapaz tinha grande estima.
Santinha, segundo os autores, “somente Eliane poderia dar vida, devido à sua beleza, talento e carisma” (Tele História da TV). Dramática e hilária, ela intercalava cenas engraçadas com dramáticas, demonstrando assim seu enorme talento. A personagem emocionou e alegrou o público, foi considerada como a mais difícil e a mais aplaudida da carreira da atriz. Além disso, a alcoólatra dramática e engraçada rendeu à Eliane a oportunidade de confirmar o seu talento e versatilidade.
É inesquecível a cena em que Santinha, após ser enxotada do British Club por Richard, bebe para esquecer do fato. A bebedeira é tamanha que ela acaba indo à 'Casa de campo' (bordel local) para divertir-se. Chegando lá, ela dança, diz que não sairá do recinto e por fim acaba desmaiando. Ainda podemos recordar da cena em que ela bebe todas para esquecer das amarguras da vida.
E quanto à trilha sonora...bom, em se tratando de Santinha, nada como uma linda música em francês para embalar suas cenas. 'Gardez moi pour toujours' narra bem a trajetória da personagem.
Ainda com relação à novela, vale citar que foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo entre 1999 e 2000 e é uma das mais pedidas para reprise no Canal Viva. Quem sabe Greenville e seus personagens marcantes não voltam às nossas telinhas, não é?! Esperamos que sim!
Que bom mais uma vez entrar no Universo de Santinha! Um personagem desafiador, porém executado perfeitamente por Eliane! Inpossível esquecer Santinha e suas cenas super dramáticas e ao mesmo tempo super engraçadas, emoções difíceis de serem expressadaa!!! Eliane arrasou como sempre!!! A trilha sonora então, perfeita!
ResponderExcluir