quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Enquete da semana

Dando continuidade a proposta de relembrarmos personagens da nossa artista Eliane Giardini, abrimos mais uma enquete. Estão no páreo:

Isaura  x Estela x Helena x Eva 

Sim, desta vez fomos um pouco mais longe no tempo buscar essas personas das quais Eliane deu vida.
Para votar é muito fácil, basta escolher uma das personagens na enquete ao lado, a caixinha logo abaixo do perfil do blog >>.

Desde já agradecemos à quem participar.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Santinha - "A Indomada"


Já que Santinha ganhou a primeira enquete que o Blog Eliane Giardini lançou, vamos então relembrá-la?!


Santinha - "A Indomada"



Uma novela recheada de talentos por todos os lados, com autoria primorosa de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares e direção de Marcos Paulo. A Indomada foi ao ar no ano de 1997 e trouxe consigo uma trama bem peculiar: junção de costumes ingleses em pleno Nordeste brasileiro. É neste ambiente que Eliane interpreta sua Santa Maria de Sousa Pedreira, ou melhor, Santinha.




Santinha era irmã de Altiva (Eva Wilma), a vilã da história, e era sua vítima favorita, pois dependia dela para tudo. Além disso, Santinha era emocionalmente instável, alcoólatra, que sempre afogava as mágoas e as poucas alegrias na bebida. Era aí que Altiva se aproveitava da instabilidade da irmã. Nesses momentos, a alcoólatra se metia nas mais diversas confusões, sempre envolvida com homens casados, talvez, para diminuir o fardo do passado, ou mesmo uma fuga para não se comprometer com alguém que já pertencia a outra.

Santa Maria, no passado, foi ligada a Richard (Flávio Galvão), com quem teve um romance, que foi destruído por sua irmã Altiva - ela tinha inveja da bondade e graciosidade de Santinha e fazia de tudo para que o amor da vida da irmã não ficasse com ela. Santinha guardava consigo, durante toda a vida, um segredo de Altiva: a maternidade de Artêmio (Marcos Frota), fruto de uma armadilha da maquiavélica irmã, que se passando por Santinha, passou a noite com Richard, começando, assim, toda a trama que envolvia segredos e inveja de uma irmã pela outra. Rejeitado por Altiva, Artêmio foi criado na casa da família a pedido de Santinha, a quem o rapaz tinha grande estima.

Santinha, segundo os autores, “somente Eliane poderia dar vida, devido à sua beleza, talento e carisma” (Tele História da TV). Dramática e hilária, ela intercalava cenas engraçadas com dramáticas, demonstrando assim seu enorme talento. A personagem emocionou e alegrou o público, foi considerada como a mais difícil e a mais aplaudida da carreira da atriz. Além disso, a alcoólatra dramática e engraçada rendeu à Eliane a oportunidade de confirmar o seu talento e versatilidade.

É inesquecível a cena em que Santinha, após ser enxotada do British Club por Richard, bebe para esquecer do fato. A bebedeira é tamanha que ela acaba indo à 'Casa de campo' (bordel local) para divertir-se. Chegando lá, ela dança, diz que não sairá do recinto e por fim acaba desmaiando. Ainda podemos recordar da cena em que ela bebe todas para esquecer das amarguras da vida.

E quanto à trilha sonora...bom, em se tratando de Santinha, nada como uma linda música em francês para embalar suas cenas. 'Gardez moi pour toujours' narra bem a trajetória da personagem. 

Ainda com relação à novela, vale citar que foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo entre 1999 e 2000 e é uma das mais pedidas para reprise no Canal Viva. Quem sabe Greenville e seus personagens marcantes não voltam às nossas telinhas, não é?! Esperamos que sim!

Confira as cenas que citamos: vídeo 1 ; vídeo 2

sábado, 8 de dezembro de 2012

Eliane Giardini no "Estúdio i"

'Estúdio i' é um programa da GloboNews com a apresentação da jornalista Maria Beltrão. Há muito, nós fãs tínhamos o desejo de que Maria Beltrão entrevistasse nossa Eliane. Pois bem, agora com Eliane interpretando Jocasta no clássico de Sófocles 'Édipo Rei', ela recebeu o convite para ir ao programa falar sobre a peça e foi na última quinta-feira, 06/12, segue então os vídeos dessa linda entrevista.

Eliane Giardini no 'Estúdio i' parte 1

Eliane Giardini no 'Estúdio i' parte 2

Eliane Giardini no 'Estúdio i' parte 3

Eliane Giardini no 'Estúdio i' parte final


Agradecimento pelos vídeos à fã Raelynn Harrison


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Enquete da semana

    Conforme combinamos, o Blog Eliane Giardini, motivado pelo 'Novelão da Semana: América', resolveu fazer enquetes para relembrar algumas personagens que foram vividas por Eliane. Pois bem, falamos no post sobre 'Neuta' [ Relembre aqui! ] que postaríamos uma personagem por semana.


Segue a primeira: 

Tarsila do Amaral x Santinha x Helena x Yolanda 

    Basta votar na enquete ao lado, a caixinha está logo abaixo do perfil do Blog, do lado direito da tela.
    Desde já, agradecemos a quem colaborar!



sábado, 1 de dezembro de 2012

Relembrando: Neuta Fontes em "América"


A partir de hoje o 'Blog Eliane Giardini' relembrará personagens da carreira da nossa artista. Será uma personagem por semana, e quem escolhe a personagem a ser relembrada é você!! Estará disponível toda semana uma enquete para que você vote na personagem que você quer que relembremos.

Aproveitando que o 'Novelão da Semana', do programa 'Video Show', tratará da novela 'América' de Glória Perez, iniciaremos os trabalhos com Neuta Fontes, personagem de Eliane na trama.


Neuta Fontes - América (2005)


Em sua terceira parceria com Glória Perez, Eliane era Neuta Fontes, viúva respeitadíssima que comandava com pulso firme sua fazenda na pequena Boiadeiros. 
A personagem abordou dois temas ainda polêmicos nos dias de hoje: a relação de uma mulher madura com um homem mais jovem e a questão da aceitação familiar com a homossexualidade dos filhos. 
Quando Neuta chegou a Boiadeiros já era viúva, e veio trazendo consigo seu filho Sinval Junior (Bruno Gagliasso). Ninguém na cidade conhecia o falecido Sinval, marido de Neuta, mas ela fazia questão de colocá-lo como um homem de caráter acima de qualquer questionamento. Ali, Neuta constituiu patrimônio em terras e cabeças de gado, comandando tudo isso de maneira firme, pois seu objetivo era deixar as terras para seu filho. Neuta manda então o filho para estudar na Capital, e paga o curso de veterinária, porém Junior acaba fazendo o curso de moda sem o consentimento de sua mãe. 
Em sua fazenda a viúva morava com as suas afilhadas, Detinha (Samara Felippo), Bebela (Kika Kalache), Maria Ellis (Silvia Buarque) e Penha (Carolina Macieira), as chamadas Maria’s Breteiras, que passavam diversos apuros porque a madrinha não dava mole quando se tratava de relacionamento com os peões. 
Misteriosamente, nas terras da viúva aparece um boi que é apelidado de Boi Bandido. Como ninguém reclama a posse do bicho, ela o registra como sendo seu, e acaba fazendo sucesso e dinheiro com a apresentação do boi durante os rodeios da região, uma vez que o bicho era extremamente bravo e nenhum peão se atrevia a montá-lo. 
Neuta era uma mulher exuberante, de personalidade forte, decidida, do tipo que não leva desaforo para casa, mas por conta de uma travessura de Carreirinha (Matheus Nachtergaele), também afilhado dela, que acaba roubando um carro no rodeio de São José do Rio Preto, achando que era o carro de outra pessoa, ela fica sozinha, sem ninguém para levá-la de volta para a fazenda.  Como se não bastasse isso, começa a chover, um verdadeiro temporal. A viúva começa a chamar por suas afilhadas para que alguém pudesse ajudá-la. Porém todos já haviam ido embora. Foi nesse momento que Dinho (Murilo Rosa) a avistou e num gesto rápido retirou sua jaqueta, colocou nela e em um abraço a protegeu. Por segundos eles ficaram ali abraçados, Dinho não podia acreditar que aquilo estava acontecendo e não se contendo foi aproximando sua boca na dela, até que a paixão de Dinho e a atração física de ambos falou mais alto e eles se beijam. 


Um beijo com total entrega dos dois. Logo após o beijo Dinho tentou desculpar-se e diz que aquilo nunca mais aconteceria, mas Neuta o calou e o beijou novamente e este beijo selou aquela paixão.  Neuta vai embora inebriada e Dinho fica ali na chuva comemorando a realização de um grande sonho. 
Depois desse dia, Neuta e Dinho vivem momentos lindos juntos. Escondidos de todos eles começam a se encontrar em diversos lugares, uma hora no carro de Neuta, outras tantas quando Dinho pula a janela da viúva, fazendo com que o peão ficasse cada vez mais apaixonado por ela. 
Porém com o possível reaparecimento de Sinval, marido da Neuta, ela acaba confessando que não havia visto o corpo do marido quando soube da sua morte e que ele também não era o poço de qualidades que ela dizia. Felizmente esse possível reaparecimento foi apenas um golpe de Alex (Thiago Lacerda) que usou da identidade de Sinval, para aplicar golpes no Brasil. 
Neuta enfrentou também o fato de descobrir a homossexualidade de Junior. Tipo de mãe dominadora, ela não dava abertura para as vontades do filho caso fosse contra os conceitos dela. Ela e todos que os conheciam imaginavam que Junior era heterossexual, inclusive ele chegou a se casar e assumir o filho de uma das afilhadas, a Maria Ellis. Junior então se apaixona por Zeca (Eron Cordeiro) que é contratado para cuidar particularmente do boi Bandido. Junior era um exímio estilista, por diversas vezes tentou mostrar para a mãe a sua verdadeira vocação, mas sempre era desencorajado por ela, que entusiasmada tentava colocá-lo nos afazeres da fazenda. Quando Neuta descobre a opção sexual do filho, seu mundo praticamente vem ao chão, abalando, inclusive, o seu relacionamento com Dinho. Por fim, com a ajuda de suas afilhadas e de Dinho, ela supera e aceita o filho como ele realmente era. 
No ultimo capítulo, Neuta aparece exuberante, dá o braço para Dinho, e o leva até a pista de dança, ao som da música Os Amantes, na voz de Daniel, eles dançam e escancaram ao mundo a imensidão do amor que ambos sentiam. 

“Qualquer dia, qualquer hora, a gente se encontra seja aonde for pra falar de amor...♪♫”